SINAIS GRÁFICOS
Observe:
Silêncio!
___
Você quer café?
Nas
palavras e nas frases acima aparecem sinais gráficos.
Vamos
aprender a empregar os sinais gráficos.
[ ´ ] Acento agudo – serve para indicar a pronúncia
aberta da vogal:
Paraná,
café, avó
[ ` ] Acento grave – é usado para indicar a crase, isto
é, a fusão da preposição a com o artigo feminino a e com a vogal inicial dos
demonstrativos aquele, aquela, aquilo:
Vamos
a + a praia (Vamos à praia.)
Refiro-me
a + aquele passeio. (Refiro-me àquele passeio.)
[ ^ ] Acento circunflexo – indica o som fechado da vogal:
avô,
você, pêssego, robô
[ ¨ ] Trema – são dois pontos usados no u. Deixou de
existir, exceto em nomes próprios, a partir de 1º de janeiro de 2016, com o
Novo Acordo Ortográfico.
Müller
[ ~] Til – marca o som nasal da voga:
mãe,
põe, irmã, pão
[ Ç ] Cedilha – é colocada embaixo do c (antes de a, o,
u) para lhe dar som de ss:
criança,
praça, caroço, moço, açúcar
[ , ] Vírgula – indica uma pequena pausa na leitura.
Na
carruagem viajavam o condutor, camponeses, crianças, senhoras e negociantes.
Amigos, prestem atenção.
O condutor, homem forte, gritava...
[ ; ] Ponto-e-vírgula – indica uma pausa maior que a da vírgula, podendo
até mesmo ser substituído pelo ponto final:
O guarda controlava a passagem dos veículos, dos pedestres;
de vez em quando mandava um carro encostar e pedia os documentos.
[ . ] Ponto final – indica que a frase acabou:
Tropecei numa pedra e caí.
[ : ] Dois pontos – são usados antes de uma enumeração (lista) ou antes
da fala dos personagens no diálogo:
O velho disse ao amigo?
___ Tenho um magnífico pomar.
[ ___ ] Travessão – é usado nos diálogos:
Um camponês disse para o outro:
___ Tenho um magnífico pomar.
E o outro respondeu:
___ Isso é que é bom!
[ - ] Hífen – serve para separar sílabas, separar palavras compostas e
ligar os pronomes aos verbos:
cam – po – nês,
couve-flor, levantou-se
[ ! ] Ponto de exclamação – serve para indicar admiração ou espanto:
Isso é que é bom!
Atenção! Perigo!
[ ? ] Ponto de interrogação – é usado em perguntas:
___ Para onde o senhor vai?
___ Quem chegou?
[ ( ) ] Parênteses
– servem para separar palavras ou expressões na frase, com a finalidade de
realçar ou explicar. Podem ser substituídos por dois travessões ou por vírgula:
Graciliano Ramos (escritor nordestino), em seu livro Vidas Secas,
Focaliza problemas causados pelas secas.
ou então:
Graciliano Ramos – escritor nordestino – em seu...
ou então:
Graciliano Ramos, escritor nordestino, em seu...
[ “ “ ] Aspas – são usadas para citar palavras
ou frases de outra pessoa ou para dar destaque a uma palavra ou expressão:
Deus disse:
“Faça-se a luz.”
A palavra “inflação” está na moda.
[ * ] Asterisco – é geralmente usado para indicar explicações em pé de
página. Tem várias outras finalidades convencionais.
[ § ] Parágrafo (ou alínea) – indica o começo das partes de um texto. É
muito usado para indicar as partes dos artigos das leis ou regulamentos.
EXERCÍCIOS
1 – Coloque ponto de
exclamação ou de interrogação, conforme a frase:
a) Quantos vocês são
b) Veja que beleza
c) Você vem comigo
d) Não diga tolices
e) Parabéns
f) Por que não vieram cedo
g) Onde você está
2 – Coloque os dois pontos
e a vírgula nos devidos lugares:
a) Os autores são estes José de Alencar Machado de
Assis Guilherme de Almeida e Graciliano Ramos.
b) Rui Barbosa disse “Não há
justiça onde não há Deus.”
c) Na entrada da loja havia a
seguinte tabuleta Preços de liquidação para estes produtos tapetes brinquedos
móveis e calçados.
3 – Coloque os dois pontos
antes da citação e as aspas no começo e no fim da frase citada:
a) D. Pedro I exclamou Independência ou morte.
b) Li esta frase num
livro O importante não é viver, o
importante é viver bem.
c) Na sala do diretor da firma
havia um cartaz com os dizeres O
trabalho afasta de nós três males o
tédio, o vício e a necessidade.
d) Um escritor alemão
afirmou Precisamente nas pequenas
coisas é que se descobre o caráter de um homem.
4 – Coloque as vírgulas
corretamente nas listas ou enumerações:
a) No café havia brasileiros
portugueses franceses argelinos alemães.
b) Mamãe foi à feira e comprou
frutas verduras legumes flores carnes e peixes.
c) João coleciona selos
argentinos brasileiros espanhóis holandeses mexicanos e chineses.
d) No piquenique andamos pelos
campos colhemos frutas, jogamos futebol andamos a cavalo nadamos e pescamos.
EXERCÍCIOS
1 – No diálogo abaixo, use
a seguinte pontuação nos colchetes
:
___ , .
? !
|
Saúde
Um
turista pergunta a um morador de uma cidadezinha [ ]
[ ] O clima aqui é bom [ ]
[ ] Se é [ ] Quando eu cheguei aqui [ ] meus olhos não se abriam [ ] não tinha um fio de cabelo [ ] não falava e tinha de ser carregado de
um lado para outro [ ]
[ ] Incrível a sua recuperação [ ] E há quanto tempo o senhor está nesta
cidade [ ]
E o
outro com ares de gozador [ ]
[ ] Eu nasci aqui [ ]
|
2 – Indique o sinal gráfico
solicitado.
a) Nome do acento da palavra
café. ________________________________________________
b) Traço usado em diálogos.
_______________________________________________________
c) Sinal que marca o som nasal
das vogais. ___________________________________________
d) Sinal usado em perguntas.
______________________________________________________
e) Ponto usado nesta frase:
Venha logo. _____________________________________________
f) Sinal que indica som
fechado das vogais e e o. ______________________________________
g) Nome do sinal usado na
frase: Socorro! ___________________________________________
h) Sinal usado na palavra
Müller. ___________________________________________________
i) Sinal que separa palavras
em listas ou enumerações. ________________________________
j) Liga os pronomes aos
verbos. ___________________________________________________
k) Estrelinha que indica
anotação em pé de página. ____________________________________
l) Acento usado na crase.
________________________________________________________
EXERCÍCIO
Suponha que uma colega lhe
telefone e vocês mantenham um diálogo. Escreva esse diálogo, utilizando
corretamente os sinais de pontuação.
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