Resolva.
a. Bia tinha R$ 50,00, ganhou R$ 30,00 de seu pai e, à noite, gastou R$ 70,00. Com quanto Bia ficou?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. Sueli tinha 280 selos, mas perdeu 70. Seu pai trouxe de viagem mais 70 selos, mas pediu que estes fossem divididos igualmente com sua irmã. Com quantos selos Sueli ficou?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Resolva mais estas expressões numéricas.
a. 180 + 67 – 204 + 49=
b. 472 – 104 + 87 – 39 =
c. 619 – 478 + 219 – 187 =
d. 94 + 38 + 265 – 193 – 104 =
MULTIPLICAÇÃO
Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A multiplicação é a operação usada para separar, dividir.
( ) O sinal da multiplicação é x (vezes).
( ) Os termos da multiplicação são: fator, parcela e produto.
( ) O multiplicando e o multiplicador podem ser chamados também de fatores.
( ) A disposição retangular e a combinação de possibilidades são ideias da multiplicação.
Resolva as operações e escreva o nome dos termos da multiplicação.
818.907
X 9
904.867
X 8
Há oito litros de água em uma jarra. Quantos litros de água haverá em:
4 jarras =____________________________________________
7 jarras =____________________________________________
9 jarras =____________________________________________
12 jarras =___________________________________________
10 jarras =___________________________________________
MULTIPLICANDO POR 10, 100 E 1.000
Complete com 10, 100 ou 1.000 para que as multiplicações fiquem corretas.
a. 8 x__________= 800
b.______________x 324 = 3.240
c. 9 x___________= 90
d.______________x 7 = 7.000
e. 49 x___________= 4.900
f. 531 x___________= 53.100
Há 10 litros de água em um garrafão. Quantos litros de água há em:
a. 7 garrafões =
b. 9 garrafões =
c. 15 garrafões =
d. 180 garrafões =
DIVISÃO
Marque um X nas afirmativas corretas.
( )A divisão é a operação usada para repartir igualmente uma quantidade.
( )O sinal da divisão é (:), que significa dividido por.
( )Os termos da divisão são: dividendo, diferença, quociente, resto e divisor.
( )Uma divisão pode ser exata ou inexata.
Descubra os números desconhecidos.
a. 45 x_______ = 90 b._________ : 9 = 54
c. 248 x _________ = 1.488 d.__________ x 3 = 1.413
DIVIDINDO POR 10, 100 E 1.000
Calcule mentalmente.
a. 90:10= h. 9.300 : 100 =
b. 800 :10= i. 5.000 : 100 =
c. 300 :10= j. 6.000 : 1.000 =
d. 70:10= k. 4.000 : 1.000 =
e. 5.200 : 100 = l. 80.000 : 1.000 =
f. 500 :100= m. 9.000 : 1.000 =
g. 8.000 : 100 = n. 3.000 : 1.000 =
Resolva os problemas.
a. Uma parede foi revestida com 300 azulejos de cor branca. Quantas peças formadas por 10 azulejos foram utilizadas no rodapé dessa parede?
b. Dez amigos foram a uma pizzaria e a conta deu R$ 130,00. A conta foi dividida igualmente entre eles. Quanto cada um deles pagou?
c. Uma caixa com 10 cds custa R$ 110,00. Qual é o preço de cada cd?
Complete com o número 10, 100 ou 1.000 para que a divisão fique correta.
a. 9.600 :_________________= 96
b. 3.600 : _________________= 360
c. 720 :___________________= 72
d. 20 :____________________= 2
e. 43.000:_________________= 43
f. 6.000 : _________________= 600
g. 7.000 : _________________= 7
h. 8.000 : _________________= 8
i. 10 :_____________________= 1
j. 100 :____________________= 1
O funcionário do cartório realizou um levantamento para saber a quantidade, por dia, de pessoas que vão registrar seus filhos. Se 576 crianças foram registra-das em 12 dias, quantas crianças, em média, foram registradas em cada dia?
PROVA REAL DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Prova
576 :12 12
096 48 x 48
00 96
+ 48
576
Para sabermos se a divisão está correta, usamos a operação inversa, ou seja, multiplicação.
Arme e efetue utilizando o método que você acha mais interessante e tire a prova.
a. 775 : 15=
b. 425 : 18 =
c. 325 : 13 =
d. 8.112 : 36 =
VALOR DO TERMO DESCONHECIDO
Complete as frases, tornando-as verdadeiras.
a. Para calcular o valor do termo desconhecido em uma adição, aplicamos a sua operação inversa, que é a________________ , e vice-versa.
b. Para calcular o valor do termo desconhecido em uma multiplicação, aplicamos a sua operação inversa, que é a________________ , e vice-versa.
c. Para calcular o termo desconhecido em uma divisão, também podemos utilizar a _____________________________entre os termos conhecidos.
Descubra o valor da letra J nas sentenças a seguir.
a. J + 87 = 269 b. J – 97 = 24
c. J x 85 = 8.245 d. J x 8 = 632
e. J : 4 = 456 f. 3.468 : J = 578
Resolva os problemas.
a. Um número somado a 69 é igual a 172. Qual é esse número?
b. A diferença entre 93 e um certo número é 15. Qual é esse número?
c. Das maçãs que tenho, vou dar 18 a Joana e ainda ficarei com 42. Quantas maçãs eu tenho?
d. Qual é o número que, multiplicado por 25, resulta um produto igual a 225?
CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
Faça um X nos números que são divisíveis por 2.
( ) 46
( ) 72
( ) 55
( ) 80
( ) 918
( ) 315
( ) 9.011
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