sexta-feira, 3 de abril de 2020

Questões de matemática nível suave!

Resolva.

a. Bia tinha R$ 50,00, ganhou R$ 30,00 de seu pai e, à noite, gastou R$ 70,00. Com quanto Bia ficou?

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b. Sueli tinha 280 selos, mas perdeu 70. Seu pai trouxe de viagem mais 70 selos, mas pediu que estes fossem divididos igualmente com sua irmã. Com quantos selos Sueli ficou?

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Resolva mais estas expressões numéricas. 

a. 180 + 67 – 204 + 49=
b. 472 – 104 + 87 – 39 =
c.  619 – 478 + 219 – 187 =
d. 94 + 38 + 265 – 193 – 104 =

MULTIPLICAÇÃO

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A multiplicação é a operação usada para separar, dividir.

( ) O sinal da multiplicação é x (vezes).

( ) Os termos da multiplicação são: fator, parcela e produto.

( ) O multiplicando e o multiplicador podem ser chamados também de fatores.

( ) A disposição retangular e a combinação de possibilidades são ideias da multiplicação.

Resolva as operações e escreva o nome dos termos da multiplicação.

      818.907                 
            X 9   

904.867
       X 8 


Há oito litros de água em uma jarra. Quantos litros de água haverá em:

4 jarras =____________________________________________

7 jarras =____________________________________________

9 jarras =____________________________________________

12 jarras =___________________________________________

10 jarras =___________________________________________


MULTIPLICANDO POR 10, 100 E 1.000

Complete com 10, 100 ou 1.000 para que as multiplicações fiquem corretas.

a. 8 x__________= 800
b.______________x 324 = 3.240
c. 9 x___________= 90
d.______________x 7 = 7.000
e. 49 x___________= 4.900
f. 531 x___________= 53.100

Há 10 litros de água em um garrafão. Quantos litros de água há em:

a. 7 garrafões =

b. 9 garrafões =

c. 15 garrafões =

d. 180 garrafões =


DIVISÃO

Marque um X nas afirmativas corretas.

(      )A divisão é a operação usada para repartir igualmente uma quantidade.
(      )O sinal da divisão é (:), que significa dividido por.
(      )Os termos da divisão são: dividendo, diferença, quociente, resto e divisor.
(      )Uma divisão pode ser exata ou inexata.


Descubra os números desconhecidos.


a. 45 x_______   = 90                                             b._________   : 9 = 54


c. 248 x _________  = 1.488                                  d.__________   x 3 = 1.413


DIVIDINDO POR 10, 100 E 1.000

Calcule mentalmente.

a. 90:10= h. 9.300 : 100 =
b. 800 :10= i. 5.000 : 100 =
c. 300 :10= j. 6.000 : 1.000 =
d. 70:10= k. 4.000 : 1.000 =
e. 5.200 : 100 = l. 80.000 : 1.000 =
f. 500 :100= m. 9.000 : 1.000 =
g. 8.000 : 100 = n. 3.000 : 1.000 =

Resolva os problemas.


a. Uma parede foi revestida com 300 azulejos de cor branca. Quantas peças formadas por 10 azulejos foram utilizadas no rodapé dessa parede?



b. Dez amigos foram a uma pizzaria e a conta deu R$ 130,00. A conta foi dividida igualmente entre eles. Quanto cada um deles pagou?


c. Uma caixa com 10 cds custa R$ 110,00. Qual é o preço de cada cd?


Complete com o número 10, 100 ou 1.000 para que a divisão fique correta.


a. 9.600 :_________________= 96
b. 3.600 : _________________= 360
c. 720 :___________________= 72
d. 20 :____________________= 2
e. 43.000:_________________= 43
f. 6.000 : _________________= 600
g. 7.000 : _________________= 7
h. 8.000 : _________________= 8
i. 10 :_____________________= 1
j. 100 :____________________= 1


O funcionário do cartório realizou um levantamento para saber a quantidade, por dia, de pessoas que vão registrar seus filhos. Se 576 crianças foram registra-das em 12 dias, quantas crianças, em média, foram registradas em cada dia?


PROVA REAL DA MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

                                       Prova
576 :12                                   12
096 48                                 x 48
00                                          96
                                          + 48
                                           576

Para sabermos se a divisão está correta, usamos a operação inversa, ou seja, multiplicação.



Arme e efetue utilizando o método que você acha mais interessante e tire a prova.

a. 775 : 15=

b. 425 : 18 =

c. 325 : 13 =

d. 8.112 : 36 =

VALOR DO TERMO DESCONHECIDO
Complete as frases, tornando-as verdadeiras.


a. Para calcular o valor do termo desconhecido em uma adição, aplicamos a sua operação inversa, que é a________________ , e vice-versa.


b. Para calcular o valor do termo desconhecido em uma multiplicação, aplicamos a sua operação inversa, que é a________________ , e vice-versa.


c. Para calcular o termo desconhecido em uma divisão, também podemos utilizar a _____________________________entre os termos conhecidos.




Descubra o valor da letra J nas sentenças a seguir.


a. J + 87 = 269                                            b. J – 97 = 24


c. J x 85 = 8.245                                         d. J x 8 = 632


e. J : 4 = 456 f. 3.468 : J = 578



Resolva os problemas.

a. Um número somado a 69 é igual a 172. Qual é esse número?



b. A diferença entre 93 e um certo número é 15. Qual é esse número?


c. Das maçãs que tenho, vou dar 18 a Joana e ainda ficarei com 42. Quantas maçãs eu tenho?


d. Qual é o número que, multiplicado por 25, resulta um produto igual a 225?

CRITÉRIOS DE DIVISIBILIDADE
Faça um X nos números que são divisíveis por 2.

( ) 46

( ) 72

( ) 55

( ) 80

( ) 918

( ) 315

( ) 9.011

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