domingo, 12 de abril de 2020

Matemática PROJETO APRENDER + (mais).


1) Carlos Eduardo deve pagar uma tarifa de energia elétrica de seu comércio no valor de R$ 2 048,00. A quantia a ser paga por Carlos Eduardo pode ser escrita na forma decomposta por:

A) 2000 + 400 + 8.

B) 2000 + 400 + 80.

C) 2000 + 40 + 8.

D) 200 + 400 + 80

2) Mariana resolvia sua tarefa de casa e na questão havia um exemplo de como teria que ser resolvida as questões. O exemplo era:  3 456 = 4 000 - 500 - 40 - 4
Seguindo essa orientação, pode-se dizer que a questão que Mariana acertou foi:

A) 2 335 = 3 000 - 600 - 50 - 5

B) 1 224 = 2 000 - 700 - 60 - 6

C) 8 755 = 9 000 - 200 - 40 - 5

D) 4 311 = 5 000 - 600 - 70 – 9

3) Camila e Ana foram a uma livraria. Camila comprou um livro por R$ 89,00. Ana comprou uma agenda e um livro gastando R$ 113,00. Qual o valor gasto por elas?
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4) Dalila comprou uma bolsa no valor de R$ 587,00. Para realizar o pagamento entregou ao caixa R$ 600,00. O troco que ela recebeu foi de:

A) R$ 23,00.

B) R$ 17,00.

C) R$ 13,00.

D) R$ 7,00.

5) Antônia precisa terminar sua receita de pão de queijo, para tanto ela já havia colocado 630 mL de leite e depois acrescentou mais 370 mL. Qual o total de leite utilizado nessa receita?

A) 900 mL.

B) 1 000 mL

C) 1 010 mL.

D) 1 100 mL.
  
6) Na disciplina do professor Augusto, os alunos já iniciam o ano com nota 10 e à medida que o aluno deixava de fazer a tarefa de casa o professor trava um ponto do aluno. Um aluno deixou de fazer 4 tarefas de casa. Qual foi a nota desse aluno na disciplina do professor Augusto?
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7) Um Ipê amarelo e um jacarandá foram plantados em um parque de Goiânia. Hoje o Ipê possui 11 m de altura enquanto o Jacarandá possui 8 m. Qual é maior e por quê? Quantos metros a mais uma árvore é maior que a outra?
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8) Certo dia Ana Maria foi ao mercado e comprou: um saco de arroz por R$ 15,00, dois sacos de feijão a R$ 8,00 cada; um saco de açúcar a R$ 4,00 e 3 pacotes de macarrão a R$3,00 cada. Quanto Ana Maria recebeu de troco se ela pagou sua compra com uma nota de R$ 50,00?

A) R$ 4,00.

B) R$ 6,00.

C) R$ 7,00.

D) R$ 8,00.

9) (Adaptado) Cinco crianças vão dar uma volta de barco. O barco não pode carregar mais de 130 quilos. As crianças pesam, em média, 27 quilos cada uma. O barco aguenta carregar as 5 crianças? Faça um esquema para representar essa situação.
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10) Num auditório, as cadeiras estão dispostas em 27 fileiras e 7 colunas. Assinale a alternativa que indica o número de cadeiras que há nesse auditório.

A) 149

B) 189

C) 213

D) 216

11) Complete as sentenças a seguir:

a) 1 dezena = ________ unidades.

b) 1 centena = ________ dezenas.

c) 1 centena = ________ unidades.

d) 1 unidade de milhar = ________ centenas.

e) 1 unidade de milhar = ________ dezenas.

f) 1 unidade de milhar = ________ unidades.

12) Sabe-se que em 1 988 foi criado o estado do Tocantins, a partir de um desmembramento do estado de Goiás. O algarismo 9 nesse número está na ordem das:

A) unidades.

B) dezenas.

C) centenas.

D) unidades de milhar.

13) Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), a população do Estado de Goiás totalizava 6 003 788 
habitantes. O algarismo 6 nesse número está na classe:


A) das unidades.

B) dos milhares.

C) dos milhões.

D) dos bilhões.

14) Determine o valor posicional do algarismo 7 nos seguintes números:

a) 17 →_______________________________________________________

b) 172 →______________________________________________________

c) 1784 →_____________________________________________________

d) 7 895 →____________________________________________________

15) Considere os números 17 e 29. A soma desses números terá na ordem das dezenas o algarismo:

A) 2.

B) 3.

C) 4.

D) 5.

16) Complete as sentenças a seguir:

a) 5 dezenas = __________ unidades.

b) 7 centenas = __________ dezenas.

c) 3 centenas = __________ unidades.

d) 2 unidades de milhar = __________ centenas.

e) 9 unidades de milhar = __________ dezenas.

f) 4 unidades de milhar = __________ unidades.

17) Determine a ordem do algarismo 6 nos seguintes números:

a) 26 →______________________________________________________

b) 268→______________________________________________________

c) 3 697 →______________________________________________________

d) 6 712 →______________________________________________________

18) A extensão territorial do Estado de Goiás é de aproximadamente 340 086 km². A decomposição desse número nas suas ordens é igual a:

(A) 300 000 + 4 000 + 800 + 6.

(B) 300 000 + 40 000 + 800 + 60.

(C) 300 000 + 4 000 + 80 + 6.

(D) 300 000 + 40 000 + 80 + 6.

19) De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), a população de Goiânia era de aproximadamente 1 430 000 habitantes em 2015. Esse número decomposto em diferentes classes corresponde a:

(A) 1 dezena de milhão + 4 centenas de milhares + 3 dezenas de milhares.

(B) 1 centena de milhão + 4 centenas de milhares + 3 dezenas de milhares.

(C) 1 unidade de milhão + 4 centenas de milhares + 3 dezenas de milhares.

(D) 1 centena de milhar + 4 dezenas de milhares + 3 unidades de milhares.

20) Veja a seguir a pontuação de Marcos no jogo de boliche:
3 x 1 000 + 4 x 200 + 2 x 30 + 6 x 1. O total de pontos que Marcos fez é igual a:

A) 3 866.

B) 3 861.

C) 3 466.

D) 3 461.

    Queridos professores, coordenadores     pedagógicos, gestores e alunos,
    Projeto inovador e genuinamente goiano, o Aprender+ está sendo ampliado em 2018 para todos os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Lançado em fevereiro de 2017, o projeto foi totalmente elaborado pela equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e integra o compromisso do Governo de Goiás de ter a excelência e a equidade como pilares norteadores das políticas públicas do setor.
    O Aprender+ é um material pedagógico complementar destinado ao uso de professores, alunos, coordenadores e gestores, dentro e fora da sala de aula. Inclui conhecimentos e expectativas do Currículo Referência do Estado de Goiás e da Matriz de Referência do Saeb.
    Além das atividades de Língua Portuguesa e Matemática, fundamentais para a vida de todos, o conteúdo de 2018 inclui as habilidades socioemocionais, que ganharam importância no mundo inteiro nas últimas décadas. Conteúdo específico, formatado em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A abordagem socioemocional ensina a colocarmos em prática as melhores atitudes para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empata, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável. Visa apoiar o aluno no desenvolvimento das competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21.
    Esse material une modernidade e qualidade pedagógica em uma oportunidade para que todos os alunos da rede tenham chance de aprender mais.
                             Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.



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