1) Carlos Eduardo deve pagar uma tarifa de energia elétrica
de seu comércio no valor de R$ 2 048,00. A quantia a ser paga por
Carlos Eduardo pode ser escrita na forma decomposta por:
A) 2000 + 400 + 8.
B) 2000 + 400 + 80.
C) 2000 + 40 + 8.
D) 200 + 400 + 80
2) Mariana resolvia sua tarefa de casa e na questão havia um
exemplo de como teria que ser resolvida as questões.
O exemplo era: 3 456 = 4 000 - 500 - 40
- 4
Seguindo essa orientação,
pode-se dizer que a questão que Mariana acertou foi:
A) 2 335 = 3 000 - 600 - 50 - 5
B) 1 224 = 2 000 - 700 -
60 - 6
C) 8 755 = 9 000 - 200 -
40 - 5
D) 4 311 = 5 000 - 600 -
70 – 9
3) Camila e Ana foram a uma
livraria. Camila comprou um livro por R$ 89,00. Ana comprou uma agenda e um
livro gastando R$ 113,00. Qual o valor gasto por elas?
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4) Dalila comprou uma bolsa no
valor de R$ 587,00. Para realizar o pagamento entregou ao caixa R$ 600,00. O
troco que ela recebeu foi de:
A) R$ 23,00.
B) R$ 17,00.
C) R$ 13,00.
D) R$ 7,00.
5) Antônia precisa terminar
sua receita de pão de queijo, para tanto ela já havia colocado 630 mL de leite e
depois acrescentou mais 370 mL. Qual o total de leite utilizado nessa receita?
A) 900 mL.
B) 1 000 mL
C) 1 010 mL.
D) 1 100 mL.
6) Na disciplina do professor
Augusto, os alunos já iniciam o ano com nota 10 e à medida que o aluno deixava de
fazer a tarefa de casa o professor trava um ponto do aluno. Um aluno deixou de
fazer 4 tarefas de casa. Qual foi a nota desse aluno na disciplina do professor
Augusto?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Um Ipê amarelo e um
jacarandá foram plantados em um parque de Goiânia. Hoje o Ipê possui 11 m de altura
enquanto o Jacarandá possui 8 m. Qual é maior e por quê? Quantos metros a mais
uma árvore é maior que a outra?
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8) Certo dia Ana Maria foi ao
mercado e comprou: um saco de arroz por R$ 15,00, dois sacos de feijão a R$ 8,00
cada; um saco de açúcar a R$ 4,00 e 3 pacotes de macarrão a R$3,00 cada. Quanto
Ana Maria recebeu de troco se ela pagou sua compra com uma nota de R$ 50,00?
A) R$ 4,00.
B) R$ 6,00.
C) R$ 7,00.
D) R$ 8,00.
9) (Adaptado) Cinco crianças
vão dar uma volta de barco. O barco não pode carregar mais de 130 quilos. As crianças
pesam, em média, 27 quilos cada uma. O barco aguenta carregar as 5 crianças?
Faça um esquema para representar essa situação.
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10) Num auditório, as cadeiras
estão dispostas em 27 fileiras e 7 colunas. Assinale a alternativa que indica o
número de cadeiras que há nesse auditório.
A) 149
B) 189
C) 213
D) 216
11) Complete as sentenças a
seguir:
a) 1 dezena = ________ unidades.
b) 1 centena = ________ dezenas.
c) 1 centena = ________ unidades.
d) 1 unidade de milhar = ________ centenas.
e) 1 unidade de milhar = ________ dezenas.
f) 1 unidade de milhar = ________ unidades.
12) Sabe-se que em 1 988 foi
criado o estado do Tocantins, a partir de um desmembramento do estado de Goiás.
O algarismo 9 nesse número está na ordem das:
A) unidades.
B) dezenas.
C) centenas.
D) unidades de milhar.
13) Conforme contagem
populacional realizada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística
(IBGE), a população do Estado de Goiás totalizava 6 003 788
habitantes. O
algarismo 6 nesse número está na classe:
A) das unidades.
B) dos milhares.
C) dos milhões.
D) dos bilhões.
14) Determine o valor
posicional do algarismo 7 nos seguintes números:
a) 17 →_______________________________________________________
b) 172 →______________________________________________________
c) 1784 →_____________________________________________________
d) 7 895 →____________________________________________________
15) Considere os números 17 e
29. A soma desses números terá na ordem das dezenas o algarismo:
A) 2.
B) 3.
C) 4.
D) 5.
16) Complete as sentenças a
seguir:
a) 5 dezenas = __________ unidades.
b) 7 centenas = __________ dezenas.
c) 3 centenas = __________ unidades.
d) 2 unidades de milhar = __________ centenas.
e) 9 unidades de milhar = __________ dezenas.
f) 4 unidades de milhar = __________ unidades.
17) Determine a ordem do
algarismo 6 nos seguintes números:
a) 26 →______________________________________________________
b) 268→______________________________________________________
c) 3 697 →______________________________________________________
d) 6 712 →______________________________________________________
18) A extensão territorial do
Estado de Goiás é de aproximadamente 340 086 km². A decomposição desse número
nas suas ordens é igual a:
(A) 300 000 + 4 000 + 800 + 6.
(B) 300 000 + 40 000 + 800 + 60.
(C) 300 000 + 4 000 + 80 + 6.
(D) 300 000 + 40 000 + 80 + 6.
19) De acordo com as estimativas
do Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE), a população de Goiânia
era de aproximadamente 1 430 000 habitantes em 2015. Esse número decomposto em
diferentes classes corresponde a:
(A) 1 dezena de milhão + 4 centenas de milhares + 3 dezenas
de milhares.
(B) 1 centena de milhão + 4 centenas de milhares + 3 dezenas de milhares.
(C) 1 unidade de milhão + 4 centenas de milhares + 3 dezenas de milhares.
(D) 1 centena de milhar + 4 dezenas de milhares + 3 unidades de milhares.
20) Veja a seguir a pontuação
de Marcos no jogo de boliche:
3 x 1 000 + 4 x 200 + 2 x 30 + 6 x 1. O total de pontos que Marcos fez é igual a:
3 x 1 000 + 4 x 200 + 2 x 30 + 6 x 1. O total de pontos que Marcos fez é igual a:
A) 3 866.
B) 3 861.
C) 3 466.
D) 3 461.
D) 3 461.
Queridos professores, coordenadores pedagógicos, gestores e
alunos,
Projeto inovador e genuinamente goiano, o
Aprender+ está sendo ampliado em 2018 para todos os
alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Lançado em
fevereiro de 2017, o projeto foi
totalmente elaborado pela equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e integra o compromisso do
Governo de Goiás de ter a excelência e a equidade como pilares norteadores das políticas públicas do
setor.O Aprender+ é um material pedagógico complementar destinado ao uso de professores, alunos, coordenadores e gestores, dentro e fora da sala de aula. Inclui conhecimentos e expectativas do Currículo Referência do Estado de Goiás e da Matriz de Referência do Saeb.
Além das atividades de Língua Portuguesa e Matemática, fundamentais para a vida de todos, o conteúdo de 2018 inclui as habilidades socioemocionais, que ganharam importância no mundo inteiro nas últimas décadas. Conteúdo específico, formatado em parceria com o Instituto Ayrton Senna. A abordagem socioemocional ensina a colocarmos em prática as melhores atitudes para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empata, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável. Visa apoiar o aluno no desenvolvimento das competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21.
Esse material une modernidade e qualidade pedagógica em uma oportunidade para que todos os alunos da rede tenham chance de aprender mais.
Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.
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