quarta-feira, 18 de março de 2020

Produção de texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.


Produção de texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

25 linhas mínimo;
30 linhas máximo;
Manuscrito e sem rasuras;
Entregar quando voltarmos as aulas;

Tema: Desigualdade social no Brasil. 




Dissertação
Podemos dizer que a dissertação é um tipo de texto. Ela é a base estrutural de vários gêneros discursivos que têm, entre outras finalidades, refletir e informar alguém a respeito de um assunto.
dissertação é redigida em prosa, ou seja, estruturada por períodos e parágrafos (diferentemente de um poema ou de uma música, por exemplo, os quais são estruturados em versos e estrofes).             estrutura da dissertação deve apresentar, no mínimo, três parágrafos: introduçãodesenvolvimento e conclusão.
objetivo da dissertação é informar o leitor a respeito de um assunto, expor dados, pesquisas e a opinião de profissionais que possam esclarecer os leitores sobre o tema na sociedade. O autor da dissertação tem condições de analisar o eixo temático, expondo pontos positivos e negativos a respeito do assunto para que, assim, o leitor informe-se e posicione-se individualmente. Isso significa que não há opinião pessoal do autor na Dissertação, mas, sim, elementos que possam contribuir para que o leitor reflita criticamente e formule seus pontos de vista.
Texto dissertativo-argumentativo
texto dissertativo-argumentativo possui todas as características da dissertação no que se refere à base estrutural e alguns objetivos. Entretanto, no texto dissertativo-argumentativo, o autor deve selecionar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de uma tese central em torno do tema.
A tese é a opinião geral do autor a respeito do tema. Geralmente, ela é construída a partir de relações de causas e consequências que envolvem o tema. Ao longo do texto, o autor expõe as informações e seus pontos de vista (negativos ou positivos) com o objetivo de sustentar a sua tese inicial e persuadir o leitor.
Tanto a tese quanto os pontos de vista do autor a respeito das informações inseridas no texto devem ser claros e objetivos. Para que o autor tenha condições de convencer o leitor a acatar o seu ponto de vista, ele deve selecionar, organizar e relacionar argumentos consistentes, ou seja, aqueles que podem ser comprovados a partir de informações verídicas: pesquisas, reportagens e mobilização de outras vozes de autoridade no texto para concordar ou refutar suas ideias, como pesquisadores, filósofos, estudiosos, sociólogos, profissionais da área etc.

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