segunda-feira, 23 de março de 2020

Múltiplos


Leia a informação da caixa.
- Um número é múltiplo ou divisível por 5 se o algarismo das unidades for 0 ou 5. Será múltiplo de 2, se for par.
- Será múltiplo de 10 se o algarismo das unidades for 0.
- Os múltiplos de 3 possuem como soma de seus algarismos um múltiplo de 3.
  Observe que essa regra é semelhante à regra dos múltiplos de 9.


De acordo com as informações, separe os números a seguir nas colunas correspondentes.


203 453 – 1 099 876 – 27 005 – 2 340 – 111 111 – 111 111 111 – 55 500 – 457 234 100 – 99 999 990

Múltiplo por 2
Múltiplo por 3
Múltiplo por 5
Múltiplo por 9
Múltiplo por 10















NÚMEROS E ALGARISMOS

Contar é uma das atividades mais antigas do ser humano. As formas de registro desta contagem é que mudaram ao longo do tempo. Contar nada mais é do que agrupar as quantidades de um em um, dois em dois ou de outras formas.
     No mundo ocidental utilizamos os algarismos 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 para representar as quantidades. Quando passamos de 9, precisamos de dois algarismos para representar as quantidades: 10, 11, 12, etc. São números de dois algarismos.
Observe alguns exemplos da utilização e representação de números com um ou mais algarismos.

Exemplo 1: A temperatura hoje no Rio de Janeiro chegou a trinta e sete graus.

Exemplo 2: A velocidade obtida pelo carro, na reta, atingiu a marca de duzentos e trinta quilômetros por hora.

Exemplo 3: A partida atrasou e só foi começar às dezessete horas e quarenta e cinco minutos.

Exemplo 4: O aluno nasceu no dia vinte e um de julho de dois mil e dezesseis.

Exemplo 5: O skatista executou uma manobra de trezentos e sessenta graus.

Exemplo 6: O material escolar de um aluno custou quinhentos e sessenta reais e trinta e oito centavos.

Exemplo 7: O número da identidade emitido pelo DETRAN de um trabalhador é dois, sete, cinco, quatro, dois, oito, oito, três traço sete.

Exemplo 8: A população do Brasil em 2015 era estimada em de duzentos e quatro milhões, quatrocentos e cinquenta mil, seiscentos e quarenta e nove habitantes.


EXEMPLO
REPRESENTAÇÃO

Trinta e sete graus Celsius.

37º C

Duzentos e trinta quilômetros por hora.

230 km/h

Dezessete horas e quarenta e cinco minutos.

17h45min

Vinte e um de julho dois mil e dezesseis.

21/07/2016

Trezentos e sessenta graus.

360º

Quinhentos e sessenta reais e trinta e oito centavos.

R$560,38

Identidade: dois, sete, cinco, quatro,dois, oito, oito, três e sete.

27542883 – 7

Duzentos e quatro milhões, quatrocentos e cinquenta mil, seiscentos e quarenta e nove habitantes.

204 450 649

    

 Leia o texto.
OS NÚMEROS NA VIDA DE UM TRABALHADOR
Tales é um professor de matemática muito batalhador. Ele nasceu no dia quatro de dezembro de mil novecentos e sessenta e um. Ele é casado e tem dois filhos. Seu endereço é Rua Paralela, seiscentos e dezoito, apartamento mil cento e seis. O bairro é Triângulo Novo.
     Todos os dias, Tales acorda às cinco horas e trinta minutos, toma banho, café, troca de roupa e pega o ônibus de número duzentos e cinquenta e quatro. Tales ministra aulas para oito turmas com vinte e sete alunos em cada uma. Ele tem no total setenta alunos do sexo masculino.
     Hoje Tales acordou feliz, porque iria inscrever-se para ministrar aulas em uma outra escola para melhorar o orçamento da casa. Afinal com um salário de novecentos e setenta reais e quarenta e oito centavos, a vida fica muito apertada. Ele espera que na nova escola haja ar condicionado. No marcador de rua estava registrado trinta e três graus Celsius (C) de temperatura às sete horas da manhã. Aviso de um dia muito quente.

· Preencha com algarismos os espaços de acordo com as informações do texto.
a) Data do nascimento de Tales: ______/________/________
b) Número de filhos de Tales: ___________
c) Número do prédio de Tales: ____________
d) Número do apartamento de Tales: ____________
e) Hora que Tales acorda: ______h ______min.
f) Número do ônibus utilizado por Tales: __________
g) Número de alunos do sexo masculino de Tales: _____________
h) Salário pago a Tales: R$_____________
i) Temperatura lida por Tales no marcador de rua: ___________

· Os anos da década em que Tales nasceu são representados pelos números:

1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970.

a) Quantos números há na sequência? ______________
b) Quantos algarismos há em cada número da sequência? _____________
c) A década acima é chamada década de 1960. Repare que a década inicia no primeiro ano após a dezena completa que dá nome a ela. Exemplo: Década de 40 vai de 1941 a 1950;
Vocês nasceram no século XX.




















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