Leia
a informação da caixa.
- Um número é múltiplo ou divisível por 5 se o algarismo
das unidades for 0 ou 5. Será múltiplo de 2, se for par.
- Será múltiplo de 10 se o algarismo das unidades for 0.
- Os múltiplos de 3 possuem como soma de seus algarismos um
múltiplo de 3.
Observe que essa
regra é semelhante à regra dos múltiplos de 9.
De acordo com as informações, separe os
números a seguir nas colunas correspondentes.
203 453 – 1 099 876 – 27 005 – 2 340 – 111 111 – 111 111
111 – 55 500 – 457 234 100 – 99 999 990
Múltiplo por 2
|
Múltiplo por 3
|
Múltiplo por 5
|
Múltiplo por 9
|
Múltiplo por 10
|
NÚMEROS E ALGARISMOS
Contar é uma das atividades mais antigas do ser humano. As
formas de registro desta contagem é que mudaram ao longo do tempo. Contar nada
mais é do que agrupar as quantidades de um em um, dois em dois ou de outras
formas.
No mundo
ocidental utilizamos os algarismos
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 para representar as quantidades. Quando passamos
de 9, precisamos de dois algarismos
para representar as quantidades: 10, 11, 12, etc. São números de dois algarismos.
Observe alguns exemplos da utilização e representação de
números com um ou mais algarismos.
Exemplo 1:
A temperatura hoje no Rio de Janeiro chegou a trinta e sete graus.
Exemplo 2:
A velocidade obtida pelo carro, na reta, atingiu a marca de duzentos e trinta
quilômetros por hora.
Exemplo 3:
A partida atrasou e só foi começar às dezessete horas e quarenta e cinco
minutos.
Exemplo 4:
O aluno nasceu no dia vinte e um de julho de dois mil e dezesseis.
Exemplo 5:
O skatista executou uma manobra de trezentos e sessenta graus.
Exemplo 6:
O material escolar de um aluno custou quinhentos e sessenta reais e trinta e
oito centavos.
Exemplo 7:
O número da identidade emitido pelo DETRAN de um trabalhador é dois, sete,
cinco, quatro, dois, oito, oito, três traço sete.
Exemplo 8:
A população do Brasil em 2015 era estimada em de duzentos e quatro milhões, quatrocentos
e cinquenta mil, seiscentos e quarenta e nove habitantes.
EXEMPLO
|
REPRESENTAÇÃO
|
Trinta e sete graus
Celsius.
|
37º C
|
Duzentos e trinta
quilômetros por hora.
|
230 km/h
|
Dezessete horas e
quarenta e cinco minutos.
|
17h45min
|
Vinte e um de julho
dois mil e dezesseis.
|
21/07/2016
|
Trezentos e
sessenta graus.
|
360º
|
Quinhentos e
sessenta reais e trinta e oito centavos.
|
R$560,38
|
Identidade: dois,
sete, cinco, quatro,dois, oito, oito, três e sete.
|
27542883 – 7
|
Duzentos e quatro
milhões, quatrocentos e cinquenta mil, seiscentos e quarenta e nove
habitantes.
|
204 450 649
|
OS NÚMEROS NA VIDA DE UM TRABALHADOR
Tales é um professor de
matemática muito batalhador. Ele nasceu no dia quatro de dezembro de mil novecentos
e sessenta e um. Ele é casado e tem dois filhos. Seu endereço é Rua Paralela,
seiscentos e dezoito, apartamento mil cento e seis. O bairro é Triângulo Novo.
Todos os
dias, Tales acorda às cinco horas e trinta minutos, toma banho, café, troca de
roupa e pega o ônibus de número duzentos e cinquenta e quatro. Tales ministra
aulas para oito turmas com vinte e sete alunos em cada uma. Ele tem no total
setenta alunos do sexo masculino.
Hoje
Tales acordou feliz, porque iria inscrever-se para ministrar aulas em uma outra
escola para melhorar o orçamento da casa. Afinal com um salário de novecentos e
setenta reais e quarenta e oito centavos, a vida fica muito apertada. Ele
espera que na nova escola haja ar condicionado. No marcador de rua estava registrado
trinta e três graus Celsius (C) de temperatura às sete horas da manhã. Aviso de
um dia muito quente.
·
Preencha com algarismos os espaços de acordo com as informações do
texto.
a) Data do nascimento de Tales: ______/________/________
b) Número de filhos de Tales: ___________
c) Número do prédio de Tales: ____________
d) Número do apartamento de Tales: ____________
e) Hora que Tales acorda: ______h ______min.
f) Número do ônibus utilizado por Tales: __________
g) Número de alunos do sexo masculino de Tales: _____________
h) Salário pago a Tales: R$_____________
i)
Temperatura lida por Tales no marcador de rua: ___________
·
Os anos
da década em que Tales nasceu são representados pelos números:
1961,
1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970.
a) Quantos números há na sequência? ______________
b) Quantos algarismos há em cada
número da sequência? _____________
c) A década acima é chamada década de 1960. Repare
que a década inicia no primeiro ano após a dezena completa que dá nome a ela. Exemplo:
Década de 40 vai de 1941 a 1950;
Vocês nasceram no século XX.
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