INOVAÇÃO NO CAMPO E NA
CIDADE COM TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
AGRINHO 2020
TÍTULO: Aliad@s tecnológic@s
LOCAL DE ATUTAÇÃO:
Escola Mul.
LOCAL DE ATUAÇÃO:
Povoado Serra
INÍCIO PREVISTO:
Janeiro/2020
DURAÇAO:
O projeto se caracteriza por ser uma atividade
continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido.
Afinal, essa atividade pode ser estendida para o ensino fundamental II e as
pessoas afins.
Ano letivo de 2020
INTRODUÇÃO:
A Educação Infantil é um momento
mágico na vida das crianças, um momento de experimentar e vivenciar várias
formas de aprendizagem. Neste sentido é fundamental que nós professores
busquemos novos papéis no ambiente escolar, como facilitadores da aprendizagem
por meio de novas abordagens pedagógicas e sendo seu uso intencional e
planejado, com foco sempre na melhoria do aprendizado.
A utilização de ferramentas
digitais na Educação Básica pode começar ainda na Educação Infantil. Mesmo
antes de saberem ler e escrever, os estudantes já estão conectados ao mundo
digital. No entanto, não incentivar o seu bom uso nas escolas é negar sua presença
em suas vidas, o que acaba sendo um grande erro.
JUSTIFICATIVA:
Com a geração Z nascida e criada em um mundo dominado pela
tecnologia, é difícil imaginar que possa haver qualquer tipo de resistência por
parte dos alunos na implementação da tecnologia em sua educação.
Ainda assim, é preciso cuidar de sua preparação para receber a novidade justamente
para que a familiaridade com os recursos digitais não os leve para longe do
aprendizado, restringindo seu uso da tecnologia ao entretenimento ou a
atividades que poderiam ser feitas fora da sala de aula.
Os motivos por trás da introdução das ferramentas
tecnológicas, bem como os objetivos de cada uma delas, devem ser bem conhecidos
pelos alunos, e a atitude esperada deles em relação a isso deve ser sempre
clara e relembrada quando necessário.
Para tal, é interessante procurar saber:
·
Que tipos de aparelhos
tecnológicos os alunos mais usam fora da sala de aula;
·
Quais são os programas
e aplicativos mais usados por eles, tanto para atividades relacionadas à escola
quanto para seu próprio entretenimento;
·
Qual é a familiaridade
de cada um com os diferentes tipos de recursos disponíveis no mercado;
·
De que tipo de
informação ou conhecimento do uso da tecnologia os alunos mais podem precisar
em suas futuras vidas profissionais;
·
O que eles gostariam de
aprender ou dominar quando o assunto é tecnologia.
Com a aplicação consciente da tecnologia na escola, é
possível, por exemplo:
·
Combater o cyberbullying e
outras formas de preconceito;
·
Reduzir a distração
causada pelos smartphones e aparelhos mobile;
·
Equilibrar o tempo que
os estudantes dedicam aos jogos eletrônicos, aos estudos e à prática de
atividades físicas;
·
Orientar a pesquisa em
fontes on e off-line confiáveis, aumentando o senso crítico dos alunos.
PÚBLICO ALVO:
Estudantes das Séries Iniciais
do Ensino Fundamental I.
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