segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020



INOVAÇÃO NO CAMPO E NA CIDADE COM TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
AGRINHO 2020
TÍTULO: Aliad@s tecnológic@s

LOCAL DE ATUTAÇÃO:
Escola Mul.
LOCAL DE ATUAÇÃO:
Povoado Serra 
INÍCIO PREVISTO:
Janeiro/2020
DURAÇAO:
O projeto se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser pré-estabelecido. Afinal, essa atividade pode ser estendida para o ensino fundamental II e as pessoas afins.

Ano letivo de 2020
INTRODUÇÃO:

A Educação Infantil é um momento mágico na vida das crianças, um momento de experimentar e vivenciar várias formas de aprendizagem. Neste sentido é fundamental que nós professores busquemos novos papéis no ambiente escolar, como facilitadores da aprendizagem por meio de novas abordagens pedagógicas e sendo seu uso intencional e planejado, com foco sempre na melhoria do aprendizado.
A utilização de ferramentas digitais na Educação Básica pode começar ainda na Educação Infantil. Mesmo antes de saberem ler e escrever, os estudantes já estão conectados ao mundo digital. No entanto, não incentivar o seu bom uso nas escolas é negar sua presença em suas vidas, o que acaba sendo um grande erro.

JUSTIFICATIVA:
Com a geração Z nascida e criada em um mundo dominado pela tecnologia, é difícil imaginar que possa haver qualquer tipo de resistência por parte dos alunos na implementação da tecnologia em sua educação.
Ainda assim, é preciso cuidar de sua preparação para receber a novidade justamente para que a familiaridade com os recursos digitais não os leve para longe do aprendizado, restringindo seu uso da tecnologia ao entretenimento ou a atividades que poderiam ser feitas fora da sala de aula.
Os motivos por trás da introdução das ferramentas tecnológicas, bem como os objetivos de cada uma delas, devem ser bem conhecidos pelos alunos, e a atitude esperada deles em relação a isso deve ser sempre clara e relembrada quando necessário.
Para tal, é interessante procurar saber:
·         Que tipos de aparelhos tecnológicos os alunos mais usam fora da sala de aula;
·         Quais são os programas e aplicativos mais usados por eles, tanto para atividades relacionadas à escola quanto para seu próprio entretenimento;
·         Qual é a familiaridade de cada um com os diferentes tipos de recursos disponíveis no mercado;
·         De que tipo de informação ou conhecimento do uso da tecnologia os alunos mais podem precisar em suas futuras vidas profissionais;
·         O que eles gostariam de aprender ou dominar quando o assunto é tecnologia.
Com a aplicação consciente da tecnologia na escola, é possível, por exemplo:
·         Combater o cyberbullying e outras formas de preconceito;
·         Reduzir a distração causada pelos smartphones e aparelhos mobile;
·         Equilibrar o tempo que os estudantes dedicam aos jogos eletrônicos, aos estudos e à prática de atividades físicas;
·         Orientar a pesquisa em fontes on e off-line confiáveis, aumentando o senso crítico dos alunos.

PÚBLICO ALVO:
Estudantes das Séries Iniciais do Ensino Fundamental I.

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