A
socialização da criança é feita por intermédio de regras que representam o
limite que regula as relações presentes entre as pessoas. Por meio dessa
estrutura de jogo, o aluno pode construir normas para suas brincadeiras e,
assim, descobrir, interagir e ampliar seus conhecimentos.
O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do trabalho. Nessa inserção, o
jogo de regras representa um papel importante. Por meio dele, a criança é
colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida
regularizada e harmônica. “Sem regra não há trabalho e sem trabalho não há
regra.” (MACEDO).
A Psicologia, que tem o jogo como um de seus instrumentos, poderia ser definida
como uma forma de tratamento que resgata, prepara ou aprofunda, no presente, as
condições para o trabalho escolar, promovendo competências importantes para seu
trabalho profissional no futuro.
(RICCETTI,2001,p.22)
Com relação à
Matemática, os jogos de regras possibilitam à criança construir relações
qualitativas ou lógicas, aprender a raciocinar e a questionar seus erros e
acertos.
Com relação às ciências físicas e naturais, os jogos de regras trabalham com
hipóteses, sendo possível testar neles variações, controlar as condições
favoráveis, observar o desenvolvimento da partida, medir os riscos, pesquisar,
enfim, produzir conhecimento comparável ao produzido pelo método científico.
Já na área de línguas, pode-se comparar uma partida de jogo de regras a uma
produção textual, pois em ambos é necessário interpretar para tomar decisões,
conferir significações, atribuindo sentido aos diferentes momentos da partida,
produzir uma sintaxe e ordenar logicamente as jogadas, etc.
Com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo. Com eles, os alunos
aprendem a aprender, a estudar, a investigar, a tomar decisões, a analisar as
condições, etc. É importante conscientizar que o jogo não é apenas um
entretenimento, pois também envolve responsabilidade, respeito pelos demais
jogadores e pelo grupo em geral, uma vez que não se trata de passar algum tempo
brincando, mas de aprender, de forma divertida, o máximo possível.
Entendendo o texto
Marque V para (VERDADEIRA) ou F para (FALSA) nas alternativas abaixo.
a)
( ) Com a utilização de um
jogo, nunca se está perdendo tempo.
b)
( ) Com os jogos, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a
investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc.
c)
( ) A socialização da criança é feita por intermédio de regras
que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas.
d)
( ) A socialização da criança não é feita por intermédio de
regras.
e)
( ) Por meio de jogos, a criança é colocada em contato com
restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida regularizada e
harmônica.
f)
( ) O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do
trabalho.
g)
( ) “Sem regra não há trabalho e sem
trabalho não há regra.”
h)
( ) Com relação à Matemática, os jogos de
regras não possibilitam à criança construir relações qualitativas ou lógicas,
aprender a raciocinar e a questionar seus erros e acertos.
i)
( ) Com relação às ciências físicas e
naturais, os jogos de regras trabalham com hipóteses, sendo possível testar
neles variações, controlar as condições favoráveis, observar o desenvolvimento
da partida, medir os riscos, pesquisar.
j)
( ) A utilização de jogos é uma grande perda de tempo.
A ordem correta dos parênteses acima é:
a)
( ) F, V, F, V, V, F, V, F,
F, V.
b)
( ) F, F, F, V, V, V, F, F,
V, F.
c)
( ) V, V, F, V, V, F, V, V,
F, V.
d)
( ) V, V, V, F, V, V, V, F,
V, F.
e)
( ) Nenhuma das alternativas acima.
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