terça-feira, 19 de maio de 2020

Educação Física A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NAS ESCOLAS



A socialização da criança é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas. Por meio dessa estrutura de jogo, o aluno pode construir normas para suas brincadeiras e, assim, descobrir, interagir e ampliar seus conhecimentos.
            O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do trabalho. Nessa inserção, o jogo de regras representa um papel importante. Por meio dele, a criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida regularizada e harmônica. “Sem regra não há trabalho e sem trabalho não há regra.” (MACEDO).
            A Psicologia, que tem o jogo como um de seus instrumentos, poderia ser definida como uma forma de tratamento que resgata, prepara ou aprofunda, no presente, as condições para o trabalho escolar, promovendo competências importantes para seu trabalho profissional no futuro.
(RICCETTI,2001,p.22)
Com relação à Matemática, os jogos de regras possibilitam à criança construir relações qualitativas ou lógicas, aprender a raciocinar e a questionar seus erros e acertos.
            Com relação às ciências físicas e naturais, os jogos de regras trabalham com hipóteses, sendo possível testar neles variações, controlar as condições favoráveis, observar o desenvolvimento da partida, medir os riscos, pesquisar, enfim, produzir conhecimento comparável ao produzido pelo método científico.
            Já na área de línguas, pode-se comparar uma partida de jogo de regras a uma produção textual, pois em ambos é necessário interpretar para tomar decisões, conferir significações, atribuindo sentido aos diferentes momentos da partida, produzir uma sintaxe e ordenar logicamente as jogadas, etc.
            Com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo. Com eles, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc. É importante conscientizar que o jogo não é apenas um entretenimento, pois também envolve responsabilidade, respeito pelos demais jogadores e pelo grupo em geral, uma vez que não se trata de passar algum tempo brincando, mas de aprender, de forma divertida, o máximo possível.
Entendendo o texto
Marque V para (VERDADEIRA) ou F para (FALSA) nas alternativas abaixo.
a)    (      ) Com a utilização de um jogo, nunca se está perdendo tempo.
b)    (      ) Com os jogos, os alunos aprendem a aprender, a estudar, a investigar, a tomar decisões, a analisar as condições, etc.
c)    (      ) A socialização da criança é feita por intermédio de regras que representam o limite que regula as relações presentes entre as pessoas.
d)    (      ) A socialização da criança não é feita por intermédio de regras.
e)    (      ) Por meio de jogos, a criança é colocada em contato com restrições, limites, possibilidades, enfim, com a vida regularizada e harmônica.
f)     (      ) O futuro do aluno envolve sua inserção no mundo do trabalho.
g)    (      ) “Sem regra não há trabalho e sem trabalho não há regra.”
h)    (      ) Com relação à Matemática, os jogos de regras não possibilitam à criança construir relações qualitativas ou lógicas, aprender a raciocinar e a questionar seus erros e acertos.
i)     (      ) Com relação às ciências físicas e naturais, os jogos de regras trabalham com hipóteses, sendo possível testar neles variações, controlar as condições favoráveis, observar o desenvolvimento da partida, medir os riscos, pesquisar.
j)     (      ) A utilização de jogos é uma grande perda de tempo.


A ordem correta dos parênteses acima é:

a)    (      ) F, V, F, V, V, F, V, F, F, V.
b)    (      ) F, F, F, V, V, V, F, F, V, F.
c)    (      ) V, V, F, V, V, F, V, V, F, V.
d)    (      ) V, V, V, F, V, V, V, F, V, F.
e)    (      ) Nenhuma das alternativas acima.



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